Melhoria da eficiência hospitalar através da comunicação com a Metodologia Huddle
O termo Huddle (pronuncia-se rãdou) vem do esporte, mais precisamente do Futebol Americano. É a ação utilizada pelos jogadores, que se reúnem rapidamente antes do início de uma jogada para combinar a estratégia que será adotada.

Jogadores realizando o huddle para definir a estratégia da jogada – Fonte: images.inc.com
O que é e o como aplicar o Huddle?
O IHI (Institute for Healthcare Improvement) descreve o huddle como ferramenta essencial para a
segurança do paciente, o conceituando como uma reunião curta e em pé com duração de até 10
minutos.
O huddle diário permite as equipes uma maneira de gerenciar proativamente a qualidade e segurança, incluindo uma revisão dos processos padronizados. Deve ocorrer no mínimo duas vezes ao dia e um membro de cada equipe atuante no processo deve estar presente. Pode ser realizado nas diversas áreas do hospital e simultaneamente.
Objetivo e Pontos Chaves do Huddle
O principal objetivo do huddle é oferecer as equipes a possibilidade de gerenciar a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes e colaboradores, compartilhando informações de maneira sistemática utilizando checklists específicos conforme a rotina do hospital.
- Compartilhar e integrar informações.
- Manejar os recursos e deficiência da equipe.
- Evitar atrasos no tratamento e na alta do paciente.
- Proatividade em lugar de atitudes reativas.
- Participante sente-se responsável pelo funcionamento do hospital.
- Confiança na liderança e sentimento de acolhimento.

Huddle sendo realizado no hospital – Fonte: EMSERH/Internet
Ações do líder do Huddle na Unidade de Saúde
As principais atribuições e pontos de execução do líder no huddle diário é:
- Iniciar a reunião pontualmente.
- Validar a presença dos convocados.
- Realizar as perguntas padronizadas a serem respondidas pelos participantes.
- Problemas pontuais que impactem o fluxo dos pacientes.
- Previsão de altas nas enfermarias e UTI.
- Revisão das pendências do último Huddle.
- Ações corretivas necessárias.
- Anúncios importantes.
- Registro dos problemas levantados.
- Registro das pendências.
- Registro dos dados informados, anotando prazos e responsáveis pelas ações.
Elabore um questionário prévio com todos os tópicos relevantes
A elaboração de um questionário com todos os tópicos a serem tratados no huddle é de extrema importância para evitar que algum assunto não seja discutido. Alguns exemplos de tópicos utilizados:
- Como está a escala de colaboradores? Pode ser feito algum remanejamento?
- Algum problema estrutural que ameace a segurança de pacientes ou colaboradores?
- Há problemas com equipamentos, insumos ou medicamentos?
- Algum problema com o laboratório ou a radiologia?
- Alguma questão relativa à higiene ou rouparia?
- Quais as previsões de altas? Há pendências sociais ou operacionais?
- Há necessidade de ativar algum plano de contingência (PCP)?

Modelo de Checklist do Huddle – Fonte: RPACS
Resultados imediatos do Huddle
A adoção da metodologia huddle proporciona para as equipes o desenvolvimento da visão sistêmica
dos processos da instituição, foco no desempenho diário, principalmente na qualidade e segurança.
Nas instituições que implementaram o método notou-se que a cultura de segurança se propagou cada vez mais com a reflexão das situações que poderiam levar a um incidente. Com a implantação, as áreas de apoio se aproximaram ainda mais das áreas assistenciais, fortalecendo o vínculo institucional e de parceria.
O Huddle além das Instituições de Saúde
A metodologia Huddle tem sido implementada em corporações de diversos segmentos, especialmente aquelas que adotam métodos ágeis de trabalho. As reuniões são realizadas entre os departamentos para para alinhar metas, compartilhar atualizações e identificar possíveis obstáculos. A Network Medical adotou a metodologia Huddle na sua rotina e diariamente o executa entre as equipes responsáveis pelas Soluções do Software RPACS.
A Network Medical, desenvolvedora das Soluções de software RPACS, é uma empresa brasileira, especializada em prover soluções de produtos para aplicação na área da saúde.
Desde 2010, atuamos no setor da radiologia digital, na medicina humana e veterinária desenvolvendo ferramentas e soluções que oferecem um diagnóstico rápido, preciso e acessível para clinicas e hospitais.
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