Exames de Ressonância Magnética mais curtos para diagnosticar câncer de próstata aumentarão a disponibilidade e reduzirão custos.
Publicado em 08/04/2024 – Por – London’s Global University
A remoção de uma das três etapas do exame de ressonância magnética, que pode torná-lo mais rápido, barato e acessível, não teve impacto negativo na precisão do diagnóstico, de acordo com os resultados dos ensaios clínicos liderados pela UCL e UCLH.

Imagem ilustrativa – Fonte: Banco de Imagens Freepik
Os resultados apresentados na conferência da Associação Europeia de Urologia (EAU) em Paris, confirmaram a viabilidade de uma ressonância magnética em duas etapas para diagnosticar o câncer de próstata e provavelmente vão levar a mudanças na prática clínica. O estudo foi financiado pela Prostate Cancer UK e pela John Black Charitable Foundation.
O câncer de próstata é o mais comum em homens e a introdução de exames de ressonância magnética na última década, liderada pelo trabalho de pesquisadores da UCL, foi a maior mudança na forma como ele é diagnosticado nos últimos 30 anos.
A ressonância magnética “multiparamétrica” da próstata em três etapas é um tratamento padrão para pacientes com suspeita de câncer de próstata, que atualmente inclui uma injeção de contraste na última etapa.
As anormalidades observadas na ressonância magnética permitem a realização de biópsias de tecidos direcionados que podem melhorar a detecção do câncer. A realização do exame evita a realização de biópsias desnecessárias, o que ocorre em ⅓ (um terço) dos homens com a suspeita de câncer.
Neste estudo chamado PRIME, especialistas em câncer de 22 hospitais em 12 países ao redor do mundo recrutaram 555 pacientes para a realização de uma ressonância magnética “biparamétrica” com duas etapas, mais curta e simplificada e sem a injeção de contraste, para validar a possibilidade de se detectar o câncer na mesma proporção que as três etapas completas.
Todos os pacientes foram submetidos aos dois exames, de duas e três etapas e após os pesquisadores analisaram os resultados, confirmaram que o exame em duas etapas foi igualmente eficaz no diagnóstico do câncer de próstata. Eles descobriram que 29% dos pacientes tinham câncer de próstata diagnosticado pelo exame de duas etapas, que foi tão eficaz quanto o exame de três etapas, que também detectou 29%.
Com esse resultado será os exames serão mais rápidos, mais baratos e poderão ser oferecidos a mais homens, porém é fundamental enfatizar que a eliminação da terceira etapa do exame de ressonância magnética depende que as duas primeiras etapas sejam em alta qualidade. Os equipamentos de ressonância magnética neste estudo foram otimizados antes de serem usados.
A Network Medical, desenvolvedora das Soluções de software RPACS, é uma empresa brasileira, especializada em prover soluções de produtos para aplicação na área da saúde.
Desde 2010, atuamos no setor da radiologia digital, na medicina humana e veterinária desenvolvendo ferramentas e soluções que oferecem um diagnóstico rápido, preciso e acessível para clinicas e hospitais.
Possuímos mais de 500 instalações e cases de sucesso em todo o brasil, com mais de 20.000 usuários que utilizam a plataforma RPACS Cloud diariamente.
Venha viver essa experiência, conte com a nossa expertise e suporte do nosso Time de engenheiros e técnicos que trabalham 24 horas, 7 dias por semana para dar todo apoio e suporte na gestão do seu centro de diagnóstico.
Consulte-nos, fale com um especialista!
RPACS Cloud, seus exames a qualquer hora e em qualquer lugar.
Share this content:




Publicar comentário